tese_topo_IGSP

Gestalt-terapia no trabalho com grupos, instituições e comunidades

Psicólogos, psicoterapeutas e profissionais com distintas formações na área de humanas coordenam grupos terapêuticos e de apoio, grupos temáticos, assim como projetos sociais terapêuticos e/ou de promoção de saúde em equipes multidisciplinares. Estes trabalhos variam desde o formato de uma oficina temática de final de semana em instituições de saúde, empresas, etc, até grupos específicos, incluindo também trabalhos terapêuticos com número de encontros determinados ou de duração mais longa em consultórios e/ou instituições. A elaboração desses trabalhos implica em um cuidadoso olhar sobre os aspectos funcionais e disfuncionais do contexto grupal, institucional e comunitário, de modo a poder lidar com aspectos que geram, muitas vezes, um grau significativo de vulnerabilidade e podem, inclusive, inviabilizar o trabalho, já em seu momento inicial.

A Gestalt é uma abordagem que oferece subsídios consistentes para este tipo de trabalho por entender o ser humano como um ser basicamente relacional, por fundamentar sua teoria nas questões e peculiaridades dos processos de contato (estilos, dificuldades, interrupções etc);

Nossa proposta neste curso é oferecer uma fundamentação que ajude a instrumentar o terapeuta para trabalhos interpessoais e grupais, assim como oportunizar uma instrumentação prática que habilite o profissional a atuar como terapeuta e facilitador de trabalhos com grupos na abordagem gestáltica, refinando sua escuta e olhar para o outro e para o contexto institucional e comunitário em sua complexidade.

Cada encontro compreenderá uma parte teórica e uma prática com vivências de situações interpessoais e grupais que instrumentam o terapeuta na condução e processamento das dinâmicas emergentes. Além disto, os participantes terão oportunidade de discutir e supervisionar durante o curso, o trabalho que desenvolvem e/ou pretendem desenvolver em seus locais de trabalho.

Itens a serem abordados:

> Visão relacional de ser humano como ser-no-mundo.
> Relação dialógica e postura terapêutica no trabalho grupal.
> Fundamentos teóricos do trabalho com grupos (vários autores)
> Do paradigma individualista ao paradigma de campo na Gestalt-terapia: implicações para o trabalho terapêutico.
> Vivência e instrumentação de processos grupais.
> Recursos expressivos no trabalho com grupos e comunidades.
> Grupos temáticos. Grupos com problemáticas específicas.
> Visão institucional e comunitária na implantação e /ou execução de projetos.
> Orientação na elaboração de projetos
> Supervisão de projetos e/ou de trabalhos com grupos

A quem se destina:
Curso dirigido a terapeutas e profissionais da área de relações de ajuda: psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes e trabalhadores sociais, profissionais de saúde e educação, terapeutas expressivos, mediadores, etc.

Carga horária:
56 horas (7 módulos)

Datas:
Sábados dias:

> 17 de maio
> 14 de junho
> 19 de julho
> 16 de agosto
> 20 de setembro
> 18 de outubro
> 08 de novembro

Horário:
Das 09:00 às 18:00 hs

Corpo Docente:
Prof. Dra. Selma Ciornai (Coord), CRP 06/55380-3
Ney Luis Piccado Álvares, CRP 06/30422

RUA FERREIRA DE ARAÚJO, 652 - PINHEIROS - SÃO PAULO - SP - (11) 3842 8939 ( 11) 3849 1983
(Clique AQUI para ver mapa com o endereço e como chegar de Metrô)